sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Síndromes e Doenças Psicológicas Interessantes

Foto: Blog Cinco de 5

Histeria do Ártico
Ataca principalmente esquimós e outros povos da região. Os doentes - principalmente mulheres - rasgam suas roupas, gritam obscenidades, comem fezes e se jogam na neve imitando focas. Imagino que seja falta de shoppingcenters, cabelereiros e afins. Mas deixa pra lá...

Síndrome de Koro
Na Indonésia é comum. Esta doença desprta nos homens a impressão de que a genitália está sendo absorvida pelo corpo! Geralmente observam e seguram o pênis ininterruptamente, com medo de que este suma. Um caso desta síndrome teria sido detectado no Estado de São Paulo. Um paciente do hospital de psiquiatria da USP tentou arrancar o resto do que sobrou se matar com duas facadas no abdômen.

Taijin Kyofusho
Uma doença psicológica japonesa que provoca medo de que partes, funções e odores do corpo ofendam os outros, por conta da ênfase na coletividade entre os povos nipônicos. Gostaria que essa doença fosse contagiosa. No Brasil algumas pessoas precisam sofrer disso!

Wendigo
No Canadá é considerado um tipo de “encosto” que faz com que as pessoas sintam desejo de comer carne humana...

Síndrome da Mão Alienígena (ou mão boba)
“Ops, foi mal... Minha mão se mexeu por conta própria...”. Conhecida como "Alyen Hand Syndrome" ou Síndrome da Mão Alienígena. Este mal faz com que a pessoa não tenha noção do que sua mão pode ou não fazer, e geralmente atinge pessoas com lesões cerebrais. Aqueles que sofrem dessa síndrome podem se estapear, ou tacar a mão nos traseiros alheios, sem perceber.

Pica
Antes de mais nada, saiba que este nome é derivado do latim "pêga" (já estava pensando besteira, né?), que é a denominação de uma espécie de pombo que come praticamente tudo o que estiver em sua frente. A Pica (a doença!!!) abre seu apetite de uma forma compulsiva (...), ou seja, o acometido comerá (ingerirá!!!) de tudo, desde pedra e barro até mesmo a ingestão de tufos de cabelo e moedas.

Síndrome de Riley-Day
Esta síndrome “desliga” a dor ou reações do organismo a qualquer lesão. Se queimar, se cortar ou receber um tiro no próprio pé, não sentir dor alguma e ainda rir se achando o fodão, pode ser um sintoma!

Delírio de Cotard
Você já teve algum momento em que chegou a duvidar que estivesse vivo ou pensou que não existia, ou que sua vida não faz mais sentido (no sentido real, e não emocional)? Se respondeu que sim, e se você não é EMO, então cuide-se! Você pode estar sofrendo desta síndrome. Além de tudo isso o emo indivíduo pode achar que está apodrecendo por dentro ou ter perdido todo o sangue e orgãos internos...

Síndrome de Excitação Sexual Persistente
Como o próprio nome já entrega, o portador desta síndrome permanece excitado por longos períodos de tempo, sempre gemendo, fazendo caretas e chamando todos ao redor por nomes e expressões de baixo nível... (Tá bom, é brincadeira). O doente por esta síndrome pode chegar a orgasmos espontâneos, geralmente associados a momentos de estresse ou relaxamento intenso. Imagine a cena: carro à 150 Km/h, um louco tenta uma ultrapassagem perigosa, você leva um susto, para o carro, o cara para também e vem te socorrer... "Tá tudo bem? O que é isso, sangue?", você "Não. Orgasmo"!

Síndrome de Stendhal
Esta síndrome ataca as pessoas que são expostas à obras de arte, principalmente se estas forem muito belas ou estejam em grande quantidade (como numa galeria de artes, por exemplo). O portador pode ter tontura, alucinações e taquicardia diante de uma situação como a descrita acima. Virgens podem ter isso em exposições de Picasso! Tá bom, eu sei, essa foi péssima...

Fonte: Super Interessante e Blog Cinco de 5
(http://cincode5.blogspot.com/)

Um comentário:

Fernanda Nakata disse...

kkkkk Bem interessante.
Descobri que tenho Delírio de Cotard rs
Muito bom o post