quinta-feira, 30 de julho de 2009

... Por que deu vontade!

Pedaços que descolaram de mim e caíram por aqui...

Texto 1 - Manual de Sobrevivência...
Retourn to Innocence (Enigma):

Love-Devotion / Feeling-Emotion

Don't be afraid to be weak / Don't be too proud to be strong / Just look into your heart my friend / That will be the return to yourself / The return to innocence.

If you want, then start to laugh / If you must, then start to cry / Be yourself don't hide / Just believe in destiny.

Don't care what people say / Just follow your own way / Don't give up and loose the chance / To return to innocence.

That's not the beginning of the end / That's the return to yourself / The return to innocence.


Texto 2 - Sex in the City
As horas fustigam minha paciência com sua lentidão e ineficiência perante minha pressa. Passo a passo, aguardo o momento exato, envolto em pensamentos que não me distraem, nem me acalmam. Chegada a hora, explode-se uma miríade de emoções positivas, e me conduzem abaixo pelas escadarias, até o encontro romanceado e bucólico no meio da noite.

Abraços e risos, e beijos e momentos. Destino incerto é verdade, mas nem por isso, triste. A cidade é uma semente, e a noite é o ventre, resultado dessa relação, o prazer, é todo nosso. Do blues e do jazz que nos conduz, aos pensamentos mais elevados de nossa consciência, exprimimo-nos com tamanha excelência, que me marejam os olhos.

Em cada momento, sinto que de soslaio nos observam. É inveja, meu bem! Não se preocupe... tudo isso porque somos felizes. A gente sofre, é bem verdade, mas goza a vida em plenitude. Infinito é meu gostar de você.


Texto 3 - Dupla Personalidade
Dois dragões em duelo secreto sob as montanhas. É um querer bem, sem direcionar a quem, e sem saber de quem ou de onde vem. Busco no prazer minha salvação, mas onde encontra-lo ainda é uma questão... Se não pode ser no passado que não me condena, seria no futuro que me amedronta?

É um prazer saber que estou tão longe assim do mundo, e tão perto de mim. Deliciando-me com minhas doces confusões, e desmistificando minhas infantis ilusões. Revelado estou! Andando nu por uma enxurrada de bons presságios, pensamentos válidos e mais um monte de bobagens que podem me agradar.


Texto 4 - Materializando Sentimentos
De uma caixa de lápis em punho, preparo meu duelo com a folha branca, indiferente. Fria e impessoal, ela não se dá o trabalho de me encarar... pois esta é sua superioridade: ela é pura, e eu não. Carregado de emoções transbordantes, cores vivas em pontas revestidas de madeira, trago no peito um sentimento e na mente uma imagem.

Num ato de pura devoção, me debruço sobre a folha incólume, e despejo minha seiva sobre a celulose processada. Traço a traço, vida se faz, e a cada nova cor vejo o espelho de minha alma sendo refletido pelo papel. Eis que surge a imagem, antes apenas visualizada, agora materializada...

Meus desenhos são partes de mim, expressões de minha vivência, resultados de minha experiência... fazem muito mais sentido como Arte do que enquanto sentimento. Desenhar é necessário. É terapêutico. É autoconhecimento.


Texto 5 - Regeneração
1) Estaquia é uma técnica de reprodução de plantas. A partir de um pedaço (pequeno galho) da árvore/planta matriz, plantado sobre solo enriquecido com alguma solução enraizadora (vitamina B1), obtém-se uma muda. Nem todas as espécies se reproduzem através da estaquia, mas a maioria sim.

2) A regeneração do fígado é conhecida desde a Antiguidade. A mitologia grega conta que, depois de roubar o fogo dos deuses, Ptolomeu teve metade de seu órgão/glândula retirado, e inexplicavelmente estava com ele inteiro algum tempo depois. Hoje, sabe-se que ocorre a regeneração hepática mesmo se retirado até 80% de sua massa.

3) Um processo denominado como autotomia é a principal estratégia de defesa de algumas espécies de lagartos e aranhas. Eles podem desprender-se de partes de seus corpos para se soltarem de um possível predador, quando agarrados, ou para despistá-los (chamando a atenção para o membro que ficou para trás), em uma perseguição. Depois de algum tempo, o membro perdido se regenera.

4) A totipotência é a habilidade de uma única célula (geralmente, células tronco) dar origem à todas as outras células do organismo. Após a fecundação, por exemplo, óvulo e espermatozóide se transformam numa célula totipotente, que após multiplicar-se identicamente várias vezes, começam a se especializar, formando o organismo completo.

5) A planária, um animal plateominto de estrutura celular extremamente simples, e de ciclo evolutivo direto, pode regenerar-se mesmo que lhe arranquem a cabeça.

6) A fênix é um animal mitológico que, segundo as lendas, chegada à hora de sua morte, incendeia-se num ninho e de suas cinzas, uma nova fênix ressurge, para viver mais 97.200 anos.

Sempre há esperança de regeneração... é da natureza, do mito, da mente... tudo pode se curar! TUDO!


Texto 6 - Sócrates, pra que "te quiero"?
Sócrates, o filósofo grego, foi tão foda, que eu acho difícil você nunca ter ouvido falar dele. Se não ouviu, segue uma breve referência (só não conte que eu disse isso pros meus ex-professores de filosofia):

Ele vivia sua vida de verdureiro, tranquilamente, na pacata Atenas, por volta de 400 a.C., quando um amigo seu, muito supersticioso lhe disse: - Mano! Tu tem que conhecer o novo point da Grécia Antiga! É um tal de Delphos! – e lá foram eles para o que prometia ser ‘a maior viagem’. E foi... chegando lá, uma criatura meio indefinida, virou-se pro moço no meio da balada e disse: - Véio... tu é o cara mais inteligente do mundo! – Isso pegou nosso amigo de surpresa, e sem entender direito como poderia ser verdade, ele foi pro único lugar onde ele poderia: onde os caras inteligentes ficavam, a Praça de Ágora.

Chegado lá, ele encontrou uma turminha de mauricinhos e CDFs que se diziam os tais, cheios de conhecimento e os mais espertos do mundo. A “tchurminha” se auto intitulava “Sofistas”. Então, Sócrates, pentelho que só vendo, resolveu pentelhar os caras, assumindo uma postura de “inguinorante”. Papo vai e papo vem, os caras que se achavam “a macaca da bala Chita”, começaram a cair em contradição. Então ele sacou: - Sabe por que sou o mais inteligente do que esse povinho mais-ou-menos? Por que...

SÓ SEI QUE NADA SEI

... e é assim que deve ser! – e assim ele desbancou toda essa galera e se tornou um mito!

De volta pro século XXI, vemos que assumir uma postura humilde não é só “bunitinho pra sua cara”, mas também uma arma poderozérrima contra seus inimigos. Só assim, inflando o ego dos caras, é que você consegue extrair a verdadeira essência deles. E quando encontrar o “algo de podre do reino da Dinamarca”, poder expor tudo isso, falar que o Rei está nu, e ainda empurrar o pretensioso numa poça de lama...

Por isso, eu sugiro: se quer mesmo resolver um problema com alguém, seja cauteloso, paciente, e muito cuidadoso. Explore os recônditos de sua mente, e só então, munido de informações e motivos, você saberá como, quando e onde falar tudo. Caso contrário vira só um bate boca, e você transforma sua vida num episódio patético de Malhação.

As vezes, ao conhecer bem os motivos do outro, você acaba notando que o problema nem era tão grave quanto você imaginava, e consegue passar por isso, tirando de letra! ;)

Mais em: Textos para Reflexão - Sócrates


Comentando Comentários
Obrigado pelos comentários! E vamos comentá-los, então...

Pucci: Essa do limite foi ótima! Já adotei! rssss...
Cah: Bem feito! Os seus textos fazem o mesmo comigo... me sinto vingado! hauhauhuaha

2 comentários:

Karla Moreno disse...

Voc me fez uma pergunta mto difícil no último comentário! rs

Pergunta sem respota, ninguém nunca sabe o que fazer, e aquele que nao sabe, acaba fazendo por nao saber. a consequencia mostra se ele deve ou nao se arrepender.

Mas o amor, vai continuar sendo um mistério.

Beijos grandiosos querido, e uma ótima semana.
Kakau =)

Anônimo disse...

Má... não sei o que tenho, mas parece que consegui sentir de verdade o q vc escreveu. Acho q eu nunca tinha sentido seus escritos. Lia sem emoção, meio por curiosidade... Mas dessa vez, cada uma das suas palavras se encaixou de tal maneira em meu corpo, q parecia q eu quem tivesse escrito este e o post anterior. Muito lindos (os posts e vc, rs). Parabéns!
Beijinho.